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terça-feira, 31 de dezembro de 2013

8º Congresso de Gerenciamento de Projetos

Estive no 8º congresso de Gerenciamento de Projetos ocorrido nos dias 16 e 17 de setembro de 2013, em Belo Horizonte, no Hotel Ouro Minas, promovido pelo PMI-MG.


O tema foi: Regência de Projetos Orquestrando recursos e afinando talentos.



Pude aprender muito com todos aqueles que estiveram lá e tive a oportunidade de ouvir, saí com algumas questões para pensar e organizar na minha vida e no meu trabalho, todavia foi muito além daquilo que eu tinha expectativa de encontrar.

Vou compartilhar aqui com você alguns itens que julgo serem interessantes.

Começo com a colocação de uma frase de Peter Drucker e algumas questões:

"O tempo é o recurso mais escasso nas organizações. Se você não é capaz de gerenciar o tempo você não consegue administrar mais nada."
  • Por que a música é construída com inspiração?
  • Nossos projetos também não deveriam? 

Case Havaianas por Angela HIRATA


Elaboração de um plano de marketing eficiente com pessoas influentes por traz da marca.
·       Estar atento à concorrência.
·       Buscar a superação.
·       Comunicar olhando nos olhos.
A virada das Havaianas foi à agregação de valor ao produto.

Pontos chave:
·       Viva com simplicidade.
·       Reinventar sempre.
·       Não perder a identidade.
·       Entender e respeitar a cultura.
·       A construção da marca é resultado de trabalho dos talentos.
·       Mostrar à equipe quem usa um projeto teu e agregue desejo pelo serviço e satisfação à equipe.



Gerenciamento de Mudanças e Crises Aspectos Comportamentais por Roberto PONS


Para que ocorram mudanças com menos ruídos, é necessário observar alguns aspectos.

   v Psicológico: Otimismo
   v Técnico: Modelos de informação Adequados
   v Processo: Análise e conexões eficientes
   v Político: Não apresentar estratégicas "mentirinhas"


Sentimentos:


v Perda
o   Medo
o   Atenção
o   Paralisia
v Dúvida
o   Ressentimento
o   Ceticismo
o   Resistência
v Desconforto
o   Confuso
o   Não Produtivo


Fator Humano


É o aspecto mais crítico em todos os casos.
Para mudar é preciso fazer as pessoas sentir o que você sente!

Geralmente as respostas à mudança (STRESS) são:
v Congelamento
v Fugir
v Lutar
Como combater no processo de mudança?
v Valorização.
v Compartilhe o poder, coloque-se no controle da situação.
v Fazer com que o outro se sinta acolhido.
v Sentir-se seguro.
v Crie um ambiente de aceitação entre as pessoas.

Pense se as mudanças podem ser feitas assim: 
Video



Gerenciando tua empresa como uma orquestra por Raul MARINUZZI




Pontos importante:



Racional ou emocional
v Para valorizar as pessoas é preciso demonstrar.

Comunicação verbal e não-verbal
v Comunicação clara do que se espera de cada um, o que deve ser feito e o que não deve ser feito.
v A demonstração se faz necessária até na postura e no espírito diário do líder.

Condicionamento pelo estímulo neutro
Condicionamento de que as outras pessoas tem o mesmo nível de instrução e conhecimento do que você é um grave erro de comunicação.

Problema vocacional?
Segundo Maslow "Aquilo que a pessoa quer ser (sonho) ela deve ser."
O líder auxilia o liderado à encontrar atrativos na função atual. Pode ser um caminho viável?

Ambiência propicia
Disposição (sacrifício com prazer), isto é amar o que se faz: É fazer o MELHOR e É fazer pelo MAIOR TEMPO possível.
           Paridade: Todos sem exceção são importante e devem ser tratados com igualdade.
           Parceria: Sentir-se parte da equipe como seres humanos respeitados.

Feedback imediato.
v O líder deve afinar a equipe.
v O ganho de qualidade é imediato, claro e inteligível.

O líder como "O maestro"
v Cria unidade da equipe
v Função de regência

Exemplo:
v Sempre no palco junto com seus músicos.
v Maestro sempre de frente para a sua equipe. O cliente interno é o mais importante.
v Maestro tem a capacidade de fazer com que cada um da equipe se realize e é realizado.