Contato:

Contact me:

E-mail: lnrddvd@gmail.com | Linkedin: http://lnkd.in/6vpyR6 | Twitter: @lnrddvd

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Conferência Tecnológica Global

N
esta semana tive mais uma oportunidade de conhecer outras plantas da empresa em que estou trabalhando, Cooper Standard Automotive Battipaglia/IT, Ciriè/IT e Lindau/DE. Pude ver o quanto o planejamento, a organização, o cuidado com os detalhes e o trabalho refinado para a interconexão de todas as disciplinas e profissionais da área automotiva do setor de Vedações, Tubos de Alimentação, Freio e Vapor, além de, Tubos de sistema de arrefecimento e Coxins é importante para a manutenção de uma companhia de prestígio e do atendimento com foco no cliente e nas tendências do setor.
A primeira parte da visita foi à fábrica de Battipaglia onde foi possível acompanhar a metodologia acurada de medição do processo para que os produtos industrializados se atenham com muita proximidade aos limites de controle dos requisitos estabelecidos pelos clientes por normas ou desenhos técnicos.

Foi possível verificar que, além de, ter uma equipe de trabalho extremamente dedicada e envolvida com a sua missão traz excelentes resultados e uma atmosfera de trabalho propositiva e de entusiasmo contagiante.
Após ter passado pela experiência no sul da Itália, fui à Lindau na Alemanha para acompanhar a conferência tecnológica realizada pela CSA, onde pude ver vários carros com diversos tipos de vedações, participei de palestras técnicas, reuniões com o time global, logo pude conhecer pessoalmente meus colegas da Itália, França, EUA, Alemanha e China que eu tinha contato somente por telefone e e-mail.
Por fim visitei a àrea comercial e à engenharia da CSA em Ciriè na Itália. Pude ver um time coeso que trabalha com muita sinergia com as outras plantas da companhia sendo que as diretrizes de desenvolvimento estão num banco de dados comum para todo o time global, além de fornecer informações de benchmarking, logo as experiências são trocadas por todos e as melhores práticas implementadas de forma consistente em todas as plataformas alinhadas com as características regionais.
Acredito que os resultados esperados para uma conferência direcionada aos clientes e convidados que eram mais de trezentos nesta ocasião foram atingidos, sendo eles em minha opinião:
è Geração de novas demandas pelos clientes e partes envolvidas no processo de construção de novas soluções.
è Busca de propostas de menor custo e aumento da rentabilidade dos negócios por produtos inovadores.
è Construção de confiança e credibilidade com os clientes e fornecedores, resultando em novos negócios e manutenção da estabilidade e/ou crescimento dos negócios correntes para os próximos anos.
è Garantia do sucesso pelo envolvimento de uma estrutura comprometida com os resultados em cada uma das fases buscando mais do que simplesmente a entrega de um item: buscando a entrega de soluções sustentáveis para um novo mercado competitivo e pragmático.
è Guiar o mercado com requerimentos e necessidades indicando quais são os produtos que vendem melhor e quais aqueles que competem melhor.
Foi ótima a experiência vivida.
Abs,

Léo

sábado, 4 de junho de 2016

Um conto da trajetória de uma mudança de vida e de percepção

De frente para o computador em uma manhã como qualquer outra Eusébio Cunha mantinha o controle de sua caixa de e-mails com uma urgência que beirava a insanidade, pois era assim a vida ali naquele escritório, na Grande Empresa, onde tudo era para ontem, onde o estado de aparente calma poderia revelar que pessoas estavam quase a ponto de ter um ataque de nervos, pois não se sabia ao certo quem iria ser o primeiro a ser chamado pelo Grande Chefe para dar explicações sobre falhas ou informar o progresso de seus projetos que sempre pareciam estar atrasados. Ele, Eusébio, gostava de estar envolvido em grandes construções e procurava sempre vislumbrar a sua obra prima saída da tela de um computador e sendo transformada em um objeto de desejo popular facilmente encontrado em concessionárias por todo o país. Todos naquele lugar sonhavam com isso e ele não era diferente.


Acontece que para Eusébio era difícil entender ao certo quem era o seu chefe de verdade, pois ele tinha que dar um monte de respostas para o Grande Chefe que contratava a empresa que ele trabalhava e o seu chefe, o Supervisor, também respondia para o Grande Chefe como ele próprio e quase todas as outras pessoas que trabalhavam ali. A propósito da percepção do Eusébio, naquele dia, ele tinha uma agenda um pouco diferente, pois ele se encontraria com o Diretor da empresa que pagava o seu salário e ele não estava certo do que realmente se tratava a reunião, mas o Supervisor havia comentado que foram feitas mudanças na estrutura da empresa e que o Diretor queria conversar com ele.

A empresa contratada pela Grande Empresa havia mudado a sua estrutura organizacional e no comando do portfólio, que tinha uma centena de profissionais, fora colocado um profissional que era uma aposta do “Board” da companhia, o Diretor.

O Diretor sabia que se não estivesse à altura da responsabilidade que haviam confiado a ele sua permanência ali não duraria muitas semanas, assim como havia acontecido com outros profissionais ao longo dos anos. Houveram casos que não duraram uma única semana, então tudo o que ele tinha que fazer era o que ninguém faria: O contrário de mais do mesmo.

Em uma manhã, o Diretor se preparou para fazer uma série de entrevistas, foi como se ele quisesse assumir o comando do seu próprio navio assim como o capitão D. Michael Abrashoff, e ele teria que sair de seu escritório e ir à Grande Empresa encontrar com os entrevistados.

O Diretor havia se preparado para fazer algumas poucas perguntas, ouvir e tomar notas de pontos importantes e de “insights” que poderiam servir para a construção de planos e compreensão mais acurada da “Big Picture” de seu portfólio. Ele sabia que deveria se preocupar com o fator surpresa da reação das pessoas à sua abordagem, mas naquela manhã ele estava mesmo decidido a fazer isso, respirou fundo e saiu...

Como o Diretor havia previsto sua jornada foi recheada de fatores surpresa e houveram reações de todos os tipos e cores, até o limite de perguntas do tipo: Quem é você? Meu chefe? Se o Diretor não tivesse em mãos a lista da folha de pagamentos constando o nome do entrevistado e todos os seus dados pessoais, poderia até titubear em responder.
O que chamou mais a atenção naquele dia específico foi a entrevista feita com um rapaz muito tímido chamado Eusébio Cunha.

De início se cumprimentaram e o Diretor fez algumas perguntas à Eusébio: qual é o seu propósito profissional, de vida e como foi que você chegou até aqui partindo dos motivos que o levaram a aceitar o contrato nesta empresa.

No início Eusébio sentiu que era um pouco estranho tudo aquilo, mas visto que parecia que o Diretor estava realmente interessado em ouvir a sua história ele começou a contar como fora acabar ali sentado de frente para ele.

O Diretor ouviu pacientemente e tomou algumas notas durante vários minutos.

Eusébio era solteiro, veio do interior do estado para a capital motivado pela busca de um futuro melhor para si e para seus familiares. No interior os seus pais ficaram sem emprego e seus irmãos eram mais jovens do que o jovem Eusébio.

Ele se aventurou e tomou a decisão de vir à capital sem nenhuma garantia de que iria ter emprego ou moradia, então iniciou uma busca incansável por uma oportunidade de trabalho ele ingressou em um programa de estudo da capital que lhe proporcionava capacitação e uma bolsa que ele bem ou mal conseguia se sustentar, até que conseguiu um estágio na empresa em que trabalha atualmente.

No período em que iniciou suas atividades sua mãe ficou doente e nem ele, nem sua família tinham condições de pagar um tratamento adequado, sendo que somente a sua efetivação no estágio poderia lhes trazer alguma esperança, então sua única opção foi dedicar-se ao máximo.

Ele se desdobrou, trabalhou, estudou, lutou e buscou com todas as suas forças as condições de sua efetivação para apoiar sua mãe enferma, contudo mesmo depois de ter recebido um feedback positivo sobre sua efetivação a letargia de todo o processo burocrático fizeram com que fosse tarde demais para se autorizar a transferência e o tratamento, logo sua mãe veio a faltar...

Silêncio.

Eusébio se emocionou.

Eusébio continuou relatando outras passagens de sua vida até chegar aonde chegou e o Diretor tomou nota e também se emocionou. Sem realizar nenhuma promessa o Diretor cumprimentou Eusébio e se foi.

Voltando ao seu escritório o Diretor refletiu sobre todas as entrevistas que havia realizado naquele dia e sabia que as suas decisões sobre todas as áreas que era responsável tinham um peso muito grande sobre a possibilidade de seus colaboradores realizarem os seus propósitos de vida e de serem produtivos tanto quanto percebessem o esforço ao seu redor das pessoas se tornarem melhores pessoal e profissionalmente.

O Diretor estava convicto de que muitas atividades poderiam ser realizadas sem restrições financeiras ou quaisquer outras desculpas padrão. As atividades poderiam ser realizadas de maneira consistente e profissional. 

O Diretor decidiu lutar para não tomar decisões sem ponderação e sem buscar análise crítica. Buscou se aproximar de pessoas que não eram iguais a ele, mas que completavam os seus pontos fracos e que muitas vezes eram excepcionalmente melhores do que ele em vários aspectos.


O Eusébio Cunha foi uma das várias pessoas que mudaram a vida do Diretor. 

Muitos meses depois o Diretor recebeu o feedback do “Board” da companhia: "Você foi o melhor prêmio de uma aposta que a empresa poderia ter feito". Isso foi bom, entretanto mais rico do que isto era transitar por diversas disciplinas e saber que ali tinham pessoas muito melhores do que ele que estavam dispostas a fazer o que fosse possível para solucionar problemas de forma consistente e profissional, sem ter medo de criticar e ser criticado abertamente.

FIM

Ótima Vida!
Abs,
Léo

sábado, 7 de maio de 2016

Hobby

Esta semana estive na Argentina pela primeira vez. Bem foi uma viagem de trabalho em direção à cidade de Córdoba onde se encontra a FCA. 

Tive a oportunidade e o prazer de conhecer pessoalmente várias pessoas que antes nos falávamos por e-mail e telefone, estive acompanhado por dois amigos, fomos super bem recebidos e acredito que as nossas atividades por lá tenham sido bem sucedidas, logo acreditamos nos benefícios para a empresa em que trabalho e também para o nosso cliente. Certamente foi um experiência rica e engrandecedora.

Como é o meu costume busco cuidar das minhas atividades laborais e aproveito ao máximo o meu tempo livre para aprender com a experiência de outras pessoas e me distrair com o meu hobby, que por definição não é uma ocupação a tempo inteiro, e tem como objetivo o relaxamento. Sendo assim me dediquei à leitura do livro L'Ombra del collezionista, que ganhei do meu amigo Regis na última vez que ele e sua esposa vieram ao Brasil e me visitaram.

Este livro é empolgante e conta a história de um killer obcecado pela pele seguindo os padrões do clássico "O colecionador de ossos", me surpreendi a cada página e mesmo acreditando que já havia desvendado toda a história antes do seu final me deparava com fatos totalmente novos e no mínimo intrigantes.

Assim como a leitura é um hobby, também tenho gosto por alguns itens que me trazem boas lembranças de lugares e novas experiências. Tenho algumas canecas bem legais e somei mais uma a minha pequena coleção: uma caneca almandina, que é uma criação com o propósito de levar a cultura andina ao mundo.

Ótimas experiências para você!
Abs,
Léo

domingo, 10 de abril de 2016

Escolhas e Tempo




Estar de frente ao inesperado, precipitar-se em experiências jamais vividas onde os padrões são desconhecidos e viver uma constante de incertezas, provas, pequenas derrotas ou vitórias é estranho e muito desgastante do aspecto físico e emocional. Escolher SER o melhor que você pode ser HOJE e aproveitar com intensidade o seu tempo da melhor forma possível pode te guiar de forma sustentável, além de ser uma ótima receita para você poder se olhar no espelho antes de dormir e não odiar o que vê, bem como diz o professor Cortella: A vida é muito curta para ser pequena.

A partir do momento que a minha agenda começou a mudar vertiginosamente e eu me deparei com uma dificuldade tremenda de encontrar as minhas antigas janelas de tempo para ler, busquei uma alternativa no audible. Tenho passado muito tempo no trânsito e o uso deste instrumento me deu uma nova oportunidade de aproveitar melhor o meu tempo.

Leia Maze Runner

Ótima vida!
Léo